Andei, andei… até ficar com dó de mim

Onze e dez da manhã, no carro, a caminho da posição para entrar ao vivo no Repórter Brasil Manhã.

Pra quem não sabe o que é: “posição para entrar ao vivo” é um lugar onde ficam as câmeras e equipamentos da empresa que envia o sinal para o satélite. É sempre num ponto que simbolize bem a cidade ou evento de que vamos tratar. Você chega lá, liga pro Brasil, pergunta se eles estão vendo e ouvindo bem e espera a hora de entrar ao vivo. Hora exata. Cada minuto de satélite perdido não tem volta. E custa caro.

Pois bem: aqui em Joanesburgo, o lugar fica bem na frente do Soccer City, o estádio da abertura. Por causa dela, aliás, pára o trânsito. A turma não tem dúvida: sai do carro e começa a dançar.

Pelo GPS estamos a três quilômetros do lugar. Depois de algumas contas (jornalista nunca é bom nisso), concluímos que seria o único jeito: saímos do carro – eu e o cinegrafista Gilvan Alves – e fomos a pé, pelo meio dos carros, pelo mato, pela terra, pelo trilho do trem. E fazendo imagens pra usar mais tarde…

Chegamos no lugar dois minutos antes do canal abrir. Deu tempo, como você viu no Repórter Brasil Manhã desta sexta-feira. E vê de novo aqui.

Pra fechar de trânsito: incrível como os motoristas aqui se perdem. E não se acham. Perguntar é pior: nunca ouvir ninguém dizer “não sei onde fica”. Preferem dizer “acho que fica ali”. E nunca é ali. É lá, do outro lado.

Perguntei pro nosso ás no volante, o Tabo: “meu caro, por que você se perde tanto?” Porque eu nunca vim aqui pra esse lado. Só conheço Soweto.” E, percebi, ele tem receio de ir aonde, talvez, não seja exatamente bem recebido.

Eu também teria.

O jeito é sair mais cedo. Confiar no mapa. No Tabo. E não perguntar nada pra ninguém.

3 comentários em “Andei, andei… até ficar com dó de mim

  1. Pode atér ser que “GPS are for sissies” como disse o David, mas como não vou passar por “maricas” prefiro tê-los por perto a me perder hahaha.
    Mas homens são sempre assim né? Por isso a piada do espermatozoide hehehe
    Abração Eduardo

    Curtir

  2. Tenso hein? Sair mais cedo, passar frio, sou péssima com mapas rss e em todo lugar a tendência é “acho que fica por ali” aff. Viva o GPS!
    Lucia Agapito

    Curtir

  3. De tudo que escreveste, uma frase me tocou: “E, percebi, ele tem receio de ir aonde, talvez, não seja exatamente bem recebido”. Na terra dele. No país dele. Assustador.
    PS: GPS are for sissies! 😀

    Curtir

Deixe um comentário