Cambistas e a Copa


Cambista é mais uma daquelas coisas que nego que vai duas vezes à DisneyWorld e acha que conhece o mundo gosta de falar que “ah, isso só tem no Brasil”.

Não é não. Cambista é igual capim – tem em todo canto. Malandragem não é exclusividade brasileira. E o malandro aqui está dos dois lados, diga-se. Um querendo encher a burra sem trabalhar. Outro querendo fazer algo para o qual não se preparou com a devida antecedência na marra, do tipo “posso porque tô pagando”.

Por isso gosto de mostrar cambistas agindo, no geral abertamente, em grandes eventos no exterior. É o tipo de coisa que todo mundo reclama, anuncia que vai combater, mas nunca vai acabar. Enquanto tiver trouxa comprando vai ter espertão vendendo. Ponto final.

Fiz matéria sobre isso em um monte de finais de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Paulistão para a Rádio Bandeirantes. Repeti a dose na porta da abertura da Copa da Coréia em 2002. Também fiz no Parque Olímpico da Grécia no dia de uma final importante (tão importante que eu esqueci qual era) para a TV Bandeirantes, em 2004. E agora fiz na porta do estádio da estréia do Brasil aqui em Joanesburgo, contra Coréia do Norte.

Nunca falhou. E é sempre igual: esconder o microfone, colocar a câmera de longe e esperar cinco minutos. Malandros são rápidos no gatilho. E trouxas não gostam de esperar.

A reportagem de ontem está aqui, no site do Repórter Brasil.

Ah… nunca comprei ingresso fazendo essas matérias. Tinha credencial na Coréia e em Atenas. E ontem assisti ao jogo de uma sala perto do estádio, de onde geramos o material depois do jogo.

Malandro é o gato, que já nasceu de bigode.

Anúncios

2 comentários em “Cambistas e a Copa

  1. Cambista é igual capim mesmoooOoooO e é uma praga no mundo todo! Só tinha visto o vídeo! Adorei esta matéria escrita porque é esxatamente assim, com os espertalhões e com os trouxas!!!
    Abs
    Lucia Agapito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s