E você, o que achou do time?

Durante incontáveis anos fui o chamado “terceiro repórter” nos jogos de futebol, trabalhando pela Rádio Bandeirantes.

Pra quem não acompanha: dois repórteres ficam dentro do campo, cada um falando de um clube. Quando o jogo começa, eles vão pra trás dos gols, detalhando os lances. O “terceiro” fica fora do campo, cuidando de todo o resto: arquibancada, polícia, torcida, trânsito. Era isso que eu fazia. Cansei de ouvir lá fora os gritos de gol, sem saber de quem era.

Como “terceiro”, cheguei a ver a prisão em flagrante de um cara procurado na porta do Morumbi. Outra vez, acompanhei o chamado “P2” – PMs disfarçados, com barba mal feita e camisa da Gaviões (um baita disfarce, aliás) – atrás de traficante e usuários pelas arquibancadas do Pacaembu.

Mas algo que sempre achei interessante fazer foi ouvir o torcedor logo depois do jogo, na saída – principalmente nas Copas do Mundo. É fácil perceber que, naquele momento, o sujeito ainda não ouviu comentarista, narrador (ou, se ouviu, ouviu mal, no meio da zoeira) e acha coisas que depois, com mais calma – ou influenciado pelos experts – deixa de achar.

Na porta do estádio, o torcedor tem sua opinião intocada. Poucas vezes ouvi, na saída do campo, alguma unanimidade sobre quem foi o melhor em campo, qual time, ou porquê o time jogou melhor. Na hora que gente do meio opina, fica meio homogêneo – ou porque ninguém quer contrariar o comentarista, ou porque acha que é ele entende mais que você mesmo e não quer passar por burro…

Pensando nisso, na opinião intocada do torcedor, fiz a reportagem exibida no Repórter Brasil logo depois de Brasil e Chile. Veja aqui.

Anúncios

3 comentários em “E você, o que achou do time?

  1. Ah você viu o jogo do Brasil… Depois eu vi na matéria que deu problema e não consegui comentar (Comprei de um cambista, mas explico). É que vi essa aqui primeiro e achei que você tinha trabalho apenas do lado de fora do estádio hehe.
    Abs

    Curtir

  2. Não acredito que você não viu o jogo do Brasil!!! De fato não entendo as emoções da sua profissão porque eu jamais iria querer ouvir o torcedor logo depois do jogo, na saída… Iria sim, querer estar na muvuca do jogo hahaha. Legal o vídeo mostrando os gringos tentando acertar os nomes dos nossos jogadores! Boa semana. Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s