Durante incontáveis anos fui o chamado “terceiro repórter” nos jogos de futebol, trabalhando pela Rádio Bandeirantes.
Pra quem não acompanha: dois repórteres ficam dentro do campo, cada um falando de um clube. Quando o jogo começa, eles vão pra trás dos gols, detalhando os lances. O “terceiro” fica fora do campo, cuidando de todo o resto: arquibancada, polícia, torcida, trânsito. Era isso que eu fazia. Cansei de ouvir lá fora os gritos de gol, sem saber de quem era.
Como “terceiro”, cheguei a ver a prisão em flagrante de um cara procurado na porta do Morumbi. Outra vez, acompanhei o chamado “P2” – PMs disfarçados, com barba mal feita e camisa da Gaviões (um baita disfarce, aliás) – atrás de traficante e usuários pelas arquibancadas do Pacaembu.
Mas algo que sempre achei interessante fazer foi ouvir o torcedor logo depois do jogo, na saída – principalmente nas Copas do Mundo. É fácil perceber que, naquele momento, o sujeito ainda não ouviu comentarista, narrador (ou, se ouviu, ouviu mal, no meio da zoeira) e acha coisas que depois, com mais calma – ou influenciado pelos experts – deixa de achar.
Na porta do estádio, o torcedor tem sua opinião intocada. Poucas vezes ouvi, na saída do campo, alguma unanimidade sobre quem foi o melhor em campo, qual time, ou porquê o time jogou melhor. Na hora que gente do meio opina, fica meio homogêneo – ou porque ninguém quer contrariar o comentarista, ou porque acha que é ele entende mais que você mesmo e não quer passar por burro…
Pensando nisso, na opinião intocada do torcedor, fiz a reportagem exibida no Repórter Brasil logo depois de Brasil e Chile. Veja aqui.
não compreendo edu o porque que os policiais não fazem isso pra prender os caras de organizada!seria um dos modos a se acabar com isso e até trazer o torcedor de bem mais ao estádio!
abraços Edu!
Igor
meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/
CurtirCurtir
Ah você viu o jogo do Brasil… Depois eu vi na matéria que deu problema e não consegui comentar (Comprei de um cambista, mas explico). É que vi essa aqui primeiro e achei que você tinha trabalho apenas do lado de fora do estádio hehe.
Abs
CurtirCurtir
Não acredito que você não viu o jogo do Brasil!!! De fato não entendo as emoções da sua profissão porque eu jamais iria querer ouvir o torcedor logo depois do jogo, na saída… Iria sim, querer estar na muvuca do jogo hahaha. Legal o vídeo mostrando os gringos tentando acertar os nomes dos nossos jogadores! Boa semana. Abs
CurtirCurtir