Acabou a copa. E agora, South Africa?

Duas reportagens, uma minha, outra do Herbert, mostram claramente que a) a Copa não foi panacéia para todos os males da África do Sul – como se costuma vender pelos organizadores; e b) a Copa ajudou, sim, a unir uma sociedade que ainda é separada por um fosso, ainda racial e desde sempre econômico, mas onde também há muito a ser feito.

Digo sempre: Copa do Mundo, antes de tudo, é negócio. E acima de tudo, para poucos. Um evento privado, que garante benefícios apenas para quem o organiza e quem faz negócios com os organizadores. O que vem a partir daí – até vem um pouco – é eventual, mas vendido como garantido.

Tem impacto na sociedade? Sim, tem. O maior deles – importante, diga-se – é na auto-estima do povo. Na imagem internacional também. Mas a nossa foi estereotipada por anos pela imprensa estrangeira sem nenhuma ação efetiva para rebater. Aliás, era apenas reforçada pela atitude e pelos comentários de brasileiros no exterior.

Vamos ver como vai ser.

Aqui, eu falo da questão racial
e da reconciliação.

Aqui, Herbert mostra os problemas econômicos.

Anúncios

Um comentário em “Acabou a copa. E agora, South Africa?

  1. Já comentei em uma outra matéria que espero que o evento tenha servido para chamar a atenção do mundo sobre a África e com a melhora da auto-estima dos africanos as diferenças e os estragos da segregação possam ser minimizados.
    A competição pode não ter trazido os lucros esperado, mas realmente mostrou ao mundo um povo alegre, vibrante e com uma energia que demonstrou a hospitalidade de um país acolhedor!
    Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s