Rwanda TV

Passei a manhã no único canal aberto de Ruanda, a TV do estado – Rwanda TV.

Um prédio de 3 andares, com corredores longos e alguma cara de hospital – como tantos prédios públicos, em tantos países.

Velho prédio, com paredes meio descascadas, mesas de plástico. Um estúdio só, minúsculo, com teto bem baixinho (o que é péssimo por causa da iluminação), tendo como cenário único uma cortina azul – que às vezes aparece, às vezes é o fundo do cromaqui. Mas com gente simpática e interessada em ajudar. E em saber o que um brasileiro estava fazendo por aqui.

O prédio é antigo, de 1968 (construído com cooperação alemã para abrigar a rádio), mas a televisão é recentíssima. Ruanda não tinha emissora própria – nenhuma, só via a dos vizinhos e por satélite – até 1993. Eu tenho de profissão unzinho mais que ela de vida…

O que me chamou atenção mesmo, logo na entrada, foram os quatro guardas com AK-47 nas mãos. Armas de guerra na porta da TV (e rádio, aliás).

Vi isso aqui em Ruanda, em Moçambique, no Peru (onde fui cobrir o seqüestro da casa do embaixador japonês pelos Tupac Amaru no longínquo 1996), na Síria, no Líbano e, se a memória não falha, no Egito.

Televisões e rádios são prédios sensíveis em democracias sensíveis – ou que já foram sensíveis mas não perderam alguns hábitos. São tomados de assalto durante golpes de estado ou revoluções populares. São alvos de atentados por extremistas ou por oposicionistas.

No Brasil, apesar de cansar de ouvir dizer que nos últimos anos a democracia está em risco, nunca vi nada disso. Malemá um revorvinho na cinta do guardinha noturno.

Anúncios

Um comentário em “Rwanda TV

  1. Seu post confirmou meu comentário de outro dia sobre o brasileiro ser um povo pacífico. Que bom que por aqui o que se vê “Malemá é um revorvinho na cinta do guardinha noturno.” Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s