Greve em Maputo?

Ouvi na Antena Nacional e li nO País (primeiro pública, segundo privado) que a polícia não “recebeu nenhum pedido de manifestação popular” para hoje aqui em Maputo.

Mas a cidade está visivelmente mais policiada. E já teve bloqueio em Benfica, Xiquelene e Chopal.

Tem pouco chapa (vans) circulando por Mahotas. Já recebi telefonema de gente que voltou pra casa depois de esperar por transporte desde cedo, sem sucesso.

A preocupação é que se reedite 2008: os chapas fizeram uma manifestação que convulsionou a cidade.

Na manchete dO País, o motivo da agitação: Água e luz com novos preços a partir de hoje em todo país”.

Enquanto isso, no vizinho África do Sul, a greve dos servidores públicos pode terminar hoje, depois de 3 semanas.

18 comentários em “Greve em Maputo?

  1. O custo d vida em Moz ñ ajuda, partindo d proprio salario, necessidads basicas exigem 6 meses d sálarios adiantados. O corruptos cm mais posses, porquê ñ subsidiar isto? Gastam dinheiro d nssos imposto em viagens e engordar cntas n exterior. A greve deve cntinuar mx d forma organizada até a ponta vermelha, xkecem k o ‘marginal’ manifestante é k lhe colocou n cargo. Abraço

    Curtir

  2. Na verdade o custo de vida está acima das nossas capacidades e realmente o povo tem o dever de reendevicar os seus direitos fazendo até greves tudo bem e força a isso, tambem sou sidadão moçambicano que passo pela mesma situação custo de vida. mas o que me inquieta bastante é o facto de nos vandalizarmos entre nós que resultados isso trará? Vi pela televisão estabelicimentos comerciais a serem vandalizados, carros pessoais a serem queimados, residencias dos nossos irmãos a arderem com pessoas la no interior a queimarem, vidas humanas se perdendo, sera isso a greve?
    Analista nao sou mas com essa greve só consseguimos semear mais desgrassa no seio dos nossos irmãos, paremos e pensemos quando pretendemos realizarmos actos desse nivel. Moçambique precisa melhorar sim e como mas não desse jeito compatriotas. Abraços

    Curtir

  3. forca Mocambique porque isto tem que mudar nos nao temos capacidade de ter o pao mesmo assim o gover no vem com essa de subida dos produtos basicos de estrema necessidade nao forca viva a grave

    Curtir

  4. Espero que o governo tome vergonha na cara e comece a respeitar o povo e seus apelos, senao a proxima greve vai ser uma guerra civil e com plena razão.
    Custo de vida absurdo, maior como certos países da europa como por exemplo portugal com combustivel mais barato…
    Vamos reivindicar pelos nossos direitos, nao vamos tolerar mais abusos de poder!

    Curtir

  5. Julgo eu, que por detrás das ditas crinças que andam na rua a manifestar a subida de todos o produtos existem os estigadores, sendo a política actual governamnetal os mesmo não podem dar a cara, na minha opinão o governo tinha que precaver e minimizar essas situaçães……..

    Curtir

  6. Esta situação é critica considerando a posição económica moçambicana. “NO SEGUNDO DIA DA FACIM!!!!” Que imagem Moçambique levará ao mundo fora? Estaremos brevemente em fase de Inflação…Se é que já não estamos!!! Que as autoridades competentes tomem medidas necessárias de modo a corrigir a situação…

    Curtir

  7. Acho que em qualquer canto do mundo, situacoes de greve acontecem + com previa autorizacao. O povo tem o direito de manifestar contra as inquietacoes que lhes afligem em busca de mudanca para o presente e futuro de geracoes vindouras. + nao disse…

    Curtir

  8. Recebi uma mensagem ontem, e portanto fiquei atenta a televisão logo pela manhã e ouvi que a policia não recebeu nenhum pedido de manifestação…qual não foi o meu espanto quando já me preparava para sair mudei o canal para STV…e prontos ali estava a greve. E a TVM mostrava desenhos animados!

    Crianças estão na rua a manifestar a subida de preços mas cadê os familiares destas crianças? Será que sabem realmente o que estão a protestar?

    Vandalizaram um banco, será que também estão a protestar as taxas de juros, as comissões bancárias..?

    Um carro de transporte público foi incêndiado, será que amanhã haverá greve da falta de transporte?

    Nota-se aqui além de uma pobreza absoluta, o analfabetismo total.

    Curtir

Deixe um comentário