60 anos de TV no Brasil

Pra lembrar, um dos maiores nomes dela em todo esse tempo, que passou nela a maior parte desse tempo.

Blota Junior foi a primeira pessoa a aparecer na mais antiga emissora em atividade no Brasil, a Record. Em 27 de setembro de 1953, a TV entrou no ar com ele descendo uma escada e anunciando “boa noite. Está no ar a TV Record, canal 7 de São Paulo”.

Teve que aprender a fazer TV fazendo, e, ao longo da vida, ensinou muita gente a fazer também. Orgulhosamente, fui um deles.

Convivemos na Bandeirantes e na casa dele – era avô da minha madrinha de casamento, Sonia, repórter da Band.

Me ajudou até a escolher o nome. Aliás, se não fosse “Eduardo Castro” seria “Edu Castro Macedo”. Segundo ele, os dois funcionariam no ar.

Ele morreu um pouquinho depois do meu casamento, no final de 1999. Numa deferência que não me esqueço, a família ligou pra me avisar durante uma edição do Jornal da Bandeirantes Gente. Dei a informação com um aperto no peito.

Aqui embaixo, Blota Junior fazendo o que mais sabia: TV, e de improviso. Apresentando o prêmio Roquete Pinto de 1970. Ele inventou o prêmio, e ganhou tantos que virou hors concours. Ao seu lado – como sempre – a esposa Sonia Ribeiro.

Um desses tantos troféus em formato de papagaio, o de “melhor apresentador de 1962”, está conosco. Presente da Sonia (a neta). Uma inspiração e tanto.

Senhoras e senhores: com vocês, Blota Junior e Sonia Ribeiro….

Em tempo: 18 de setembro é aniversário da TV no Brasil porque marca a primeira transmissão oficial do veículo e a inauguração da primeira estação, a TV Tupi de São Paulo. Ela foi fechada em 1980, depois de ter a concessão cassada pela ditadura militar.

Anúncios

Um comentário em “60 anos de TV no Brasil

  1. Ah como eu amava Blota Junior! Além de todos os predicados profissionais que dispensa a enumeração e de tudo que ele representou na televisão brasileira, sendo realmente uma figura hors concours, aquela voz era tudo de bom!!!! Maravilhoso… fiquei emocionada vendo esse vídeo. Que privilégio pra você ter podido conviver com esse cara fantástico que foi Blota Junior. Hoje não é parabéns, é obrigada: essa foi mais que uma matéria, foi um presente! Grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s