Serra Leoa e as armas

Publicada na Agência Brasil.

30/09/2010
ONU suspende embargo para compra de armas em Serra Leoa

Eduardo Castro
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu nessa quarta-feira (29) o embargo para a compra de armas que havia sido imposto a Serra Leoa em 1997. A decisão foi unânime, com votos dos 15 membros do colegiado.

A medida não se justifica mais, segundo o órgão, porque o país conseguiu restabelecer o controle de seu território e desarmar os antigos combatentes. Entre 1991 e 2002, uma guerra civil matou mais de 50 mil pessoas, deixou milhares de mutilados, expulsou de casa mais de um terço da população e fez com que mais de meio milhão de cidadãos buscassem refúgio em outros países.

As Forças Armadas locais retomaram o controle completo do país depois da saída da tropa de paz da ONU, em 2005. Uma missão internacional civil (em inglês, UN Integrated Office in Sierra Leone – Uniosil) passou a acompanhar a situação desde então.

A última eleição presidencial foi em 2007 e, segundo a ONU, o governo de Ernest Bai Koroma tem se empenhado em restabelecer a democracia completamente, criar empregos e combater a corrupção endêmica. Mesmo assim, o mandato para a missão internacional foi renovado por mais um ano.

Serra Leoa fica na África Ocidental, banhada pelo Oceano Atlântico. Ex-colônia britânica, tem 6,5 milhões de habitantes. Como a vizinha Libéria, é rica em diamantes. Um dos motivos da guerra civil foi a disputa pela administração das minas, que respondem por mais da metade das exportações do país.

Metade da população vive da agricultura de subsistência e a indústria é praticamente inexistente. É um dos países mais pobres do mundo, com o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à frente apenas do Afeganistão e do Níger.

Edição: Graça Adjuto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s