E como vai o referendo no Sudão?

Vai indo.

Já morreram 30 e tantos. Na “busca pela consolidação da paz”.

No Rio, a chuva matou três vezes mais gente.

Não dava pra prever? No Rio e no Sudão?

Não é fácil.

12/01/2011
Partido do Sul afirma que consulta sobre a divisão do Sudão já atingiu o mínimo de votos exigido

Eduardo Castro
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) – A consulta popular sobre o futuro do Sudão já teria alcançado o número mínimo de eleitores exigido pela lei para ser validada: 60% dos 4 milhões de sudaneses inscritos. A informação é do Movimento de Liberação do Povo do Sudão (SPLM, na sigla em inglês), partido do Sul do país, que defende a separação com o Norte.

O dado, não oficial, foi obtido a partir das listas de presença de eleitores nos três primeiros dias de votação (de um total de sete). Somente quem nasceu no sul pode votar, de acordo com as regras da consulta. Na província onde fica a capital do país, Cartum, no Norte, a informação oficial é que metade dos inscritos já votou.

Representantes do Departamento de Estado norte-americano indicaram que o Sudão pode ser retirado da lista de Estados que patrocinam o terrorismo, se o Norte reconhecer os resultados do processo de consulta popular. Segundo a Voz da América, o embaixador Princeton Lyman disse estar “impressionado”com a “vontade do povo sudanês de tomar uma decisão tão difícil”.

A violência entre grupos rivais já matou 36 pessoas desde a semana passada. A consulta popular está prevista desde 2005, como parte do acordo de paz que pôs fim a mais de 20 anos de guerra civil entre o Sul de maioria cristã e o Norte majoritariamente muçulmano. Se a separação for aprovada, o Sudão do Sul se transformará no 54º país africano em 9 de julho deste ano.

Edição: Vinicius Doria

Anúncios

3 comentários em “E como vai o referendo no Sudão?

  1. Vixi estou até com medo de ler seus posts hoje!
    Não entendi essa: “Somente sudaneses que vivem no Sul podem votar, de acordo com as regras da consulta”. Por que o Norte não vota? Sacanagem…. Passei batido ou você não comentou sobre isso?

    Curtir

    1. Houve um erro na edição da matéria. Na realidade, votam os sulistas – onde quer que vivam. E só eles, seguindo a lógica da autordeterminação dos povos.
      Foi corrigido lá. E aqui. Graças à sua observação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s