Terminou o referendo no Sudão. A África terá 54 países

Se vai ser bom ou não, vamos ver lá adiante.
Talvez nem tão adiante assim.

Acompanhei o processo há algum tempo – que passa sempre por aqui sabe. Fazendo uma pequena busca no blog (clicando aqui vai direto), dá pra perceber que é algo bem completo.

Boa sorte aos envolvidos – nós todos, que vivemos na África.

17/01/2011
Resultado de consulta popular sobre divisão do Sudão deve ser homologado até 15 de fevereiro

Eduardo Castro
Correspondente da EBC na África

Maputo (Moçambique) – A consulta popular que pode decidir pela divisão do território do Sudão em dois países terminou no sábado (15). O resultado deve ser homologado, no máximo, em 15 de fevereiro. Até lá, haverá a apuração das cédulas de papel e um período para eventuais reclamações.

O processo de votação durou uma semana e foi aprovado por mais de mil observadores internacionais que acompanharam a votação. Ele era aguardado desde 2005, quando foi firmado o acordo de paz que pôs fim à guerra civil de 23 anos no país. Apesar dos elogios, a votação não foi totalmente pacífica: pelo menos 35 pessoas morreram em confrontos na região de fronteira.

Somente sudaneses nascidos no Sul podiam votar. A região é majoritariamente cristã, enquanto o Norte é muçulmano. Além disso, é lá que ficam as maiores reservas de petróleo do país.

Em várias ocasiões, o presidente Omar Al Bashir disse que o governo aceitará e seguirá qualquer que seja o resultado. A afirmação é vista com ceticismo por analistas internacionais.

Para o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, um dos observadores internacionais, é “altamente provável” que vença a proposta de independência do sul do país. Em entrevista em Cartum, capital sudanesa, ele disse esperar que os partidos do Sul e do Norte unam-se em conversações para “preparar as modificações na Constituição”.

Caso se confirme a vitória da proposta de separação, o novo país será criado em 9 de julho deste ano e nascerá como um dos mais pobres do mundo. Hoje em dia, mais da metade de seus quase 9 milhões de habitantes sobrevivem com menos de US$ 1 por dia de renda média. O índice de analfabetismo ultrapassa os 70%. O Sudão do Sul surgiria com o tamanho do estado de Minas Gerais e com capital na cidade de Juba.

Edição: Graça Adjuto

Anúncios

Um comentário em “Terminou o referendo no Sudão. A África terá 54 países

  1. Como esses números assustam:

    – mais da metade de seus quase 9 milhões de habitantes sobrevivem com menos de US$ 1 por dia de renda média;
    – o índice de analfabetismo ultrapassa os 70%.

    Mas a torcida é para que as coisas caminhem da melhor forma possível! Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s