Contando com os preparativos – que não foram poucos – a África já é parte da nossa vida há mais de dois anos.
Aqui em Moçambique, lá se vai mais de ano e meio.
Vir não foi uma decisão simples. Mas voltar também não foi.
Aqui criamos novos hábitos, aprendemos coisas novas, visitamos lugares lindos, recolhemos muito conhecimento (além de uns livrinhos, roupas muito bonitas e muitos enfeites para casa…).
Mas, principalmente, fizemos amigos. Gente que nos acolheu sem sequer nos conhecer, que nos ajudou a estabelecer uma rotina, nos acarinhou, muito nos ensinou pelo simples prazer de nos ter por perto.
E também muita gente que nunca vi, outros que nem sequer falei, mas que lêem o que escrevo no ElefanteNews, no Facebook e no Twitter, comentam de volta, e que só conheço por escrito.
Em alguns casos foi um reencontro, depois de muitos anos – real e virtual. Nova prova de que tempo e distância não atrapalham as verdadeiras amizades. E minha vida de andarilho já me mostrou mais de uma vez que são elas que ficam.
Não sei como agradecer, porque realmente não há como. Não há o que retribua a generosidade da companhia, o prazer da convivência, a alegria do compartilhar.
Tentarei assim: muito obrigado, sinceramente.
Vida que segue, diria João Saldanha. Em breve, a TV Brasil/EBC (o que me trouxe, inicialmente) vai mandar novo correspondente para a África, que também ficará baseado em Maputo.
O ElefanteNews (eduacatro.wordpress.com) surgiu de nossa vinda para cá, mas – caminante que é – vai continuar a abrir suas sendas por aí. Ele sai de férias comigo, mas deve voltar, de barba feita e banho tomado, assim que nos reestabelecermos em algum lugar.
“Em algum lugar” porque não sabemos exatamente onde será. Estamos retornando ao Brasil por razões familiares e, por isso, devemos ficar perto de onde está a maior parte da família – São Paulo. Mas é duro voltar para uma cidade deste tamanho depois de 12 anos fora. Assim, estamos vendo com calma.
Não é todo canto que aceita um elefante…
O mesmo vale para o futuro profissional. Não sei onde, mas certamente será “trombando com as notícias, sempre contra a manada”.
Ate breve.
Outro Blog?
CurtirCurtir
força tv miramar continua a se
CurtirCurtir
Parabéns pela coragem e obrigado por dividir suas impressões!
Abs.
Wagner Woelke
CurtirCurtir
Volta mais vezes! 😀
CurtirCurtir
Alea jacta est!
Bem-vindo de volta a terras de vera cruz.
CurtirCurtir
Não é fácil partir pelas incertezas do desconhecido.
Não é fácil chegar porque tudo o que se vê parece reforçar os receios que tinhamos antes de partir de onde partimos.
Não é fácil regressar porque nem o lugar é o mesmo, nem, mas mais importante ainda, nem nós já somos os mesmos.
Dizem os entendidos que não há regresso a casa porque a casa que conhecemos já lá não está. É verdade. É a realidade.
Afinal é sempre uma nova aventura, cheia das incertezas do partir, do chegar, do regressar. É a vida do “andarilho”. Cheia de riquezas de mudança.
Qualquer que seja o caminho que o ELEFANTENEWS vá seguir, espero mantermos contacto. Há gente, que embora não conheçamos pessoalmente, parece que encontrámos porque já tinham um lugarzinho na nossa vida, sem sabermos….
Boa viagem e bem hajas por tudo o que fizeste por Moçambique, pelas suas gentes, por tudo o que és.
Até sempre.
Aquele abraço,
CurtirCurtir
Toda a sorte do mundo e sucesso pra vocês no retorno. Vou seguir acompanhando as notícias da manada.
CurtirCurtir
Boa sorte, companheiro!
CurtirCurtir
Mais um post de despedida e agradecimentos hein? Carregado nos sentimentos e magnífico como os outros! Sempre me emociono!!! Estou feliz com o retorno de vocês e na espera de sair da lista dos seus amigos “que você só conheço por escrito” rss. No cerrado cabe um Elefante tá? kkk Boa viagem e até por aqui. Abs
CurtirCurtir