Nem o porta voz, de viva voz…

Aqui em Moçambique, as autoridades – como, de resto, em quase toda parte – adoram um escaninho, uma assinatura, um “de acordo”. O problema é que eles tratam as demandas dos jornalistas como se fossem uma solicitação de compra de uma caixa de pregos. Amam de paixão um carimbo. Nada sai antes dele.

Não tem sido simples. Pra tudo pedem a “credencial” – uma carta contando quem sou, o que quero e porquê quero, com timbre da empresa, data e assinatura. Faço tudo e eu mesmo assino. Nem sei se notam.

“Ah… queres pra hoje? Pra hoje não sai, pá!”.

Problemão agravado pelo horário de serviço das repartições públicas aqui: das 7:30 (ave maria…) às 15:30. Herança do tempo da guerra civil e da época que luz elétrica era só até ás 18h. Depois disso, candeeiro. Ou gerador a diesel. Isso tudo já mudou. Mas o horário continua.

Hoje foi assim num dos ministérios. Telefonei para o porta-voz, que estava viajando (“já te vi na TV Brasil, ontem à noite!”, disse antes de qualquer coisa). Pelo telefone, ele avisou a secretária do diretor tal, “olha, pode atender a este sr. Eduardo, da TV Brasil”. Como o diretor tal estava numa reunião fora, a pessoa que deveria falar comigo, subordinada do diretor tal, disse que iria esperar pela “credencial” assinada por ele. O pedido do porta-voz, de viva voz, para que falassem comigo, não teve voz. Só amanhã.

Falando em voz, a do Paulo Henrique Amorim é um hit por aqui. Não há uma vez que, ao gravar na rua, não passa alguém a dizer “olá, tudo beimmmm?”, assim que nota que sou brasileiro. Força da TV Miramar, que está mudando de nome para Record Moçambique. Sinal aberto aqui, canal 5 de Maputo.

3 comentários em “Nem o porta voz, de viva voz…

  1. Não existe nada mais irritante do que BUROCRACIA! Nem o hit dos elefantes: um elefante incomoda muita gente kkkk. E esse horário hein? Ave Maria mesmo Eduardo. É ruim de eu funcionar antes das 09:00 da manhã rsss. Estou adorando acompanhar seus artigos: conhecendo mais da África sem sair de Brasília!!! Parabéns de novo. Estou até com medo de ser repetitiva, mas pode acreditar que fico esperando na boca do forno para ser a primeira a ler e ver seu material rsss.
    Abração
    Lucia Agapito

    Curtir

Deixe um comentário